MAC0445 Laboratório de Análise e Projeto Orientado a Objetos
OBJETIVOS: Criar uma instância de uso e reflexão para técnicas de análise e projeto orientado a objetos, via o desenvolvimento de um sistema concreto e realista, desde a busca de requisitos ao projeto do software e a implementação dele.
PROGRAMA: Análise de problema (definido por professor). Projeto do sistema. Implementação do sistema.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 12 horas, 6 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de resultados intermediário (modelos de análise, modelos de projeto, sistema). Qualificação adicional via métricas de reuso, usabilidade e qualidade intrínseca do sistema.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- K. Beck, Extreme Programming Explained: Embrace Change, The XP Series, Addison-Wesley, 2000.
- M. Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- S. Ambler, Building Object Applications that Work: Patterns, Architecture, Design, Construction and Testing, SIGS Publications, 1997.
- S. Gossain, Object-Oriented Modeling and Design Strategies, SIGS Books, 1998.
- R. Malan, R. Letsinger, D. Coleman, Object-Oriented Development at Work: Fusion in the Real World, Prentice Hall, 1995.
- Programação eXtrema, «http://www.ime.usp.br/~xp/».
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]