MAC0420  Introdução à Computação Gráfica

OBJETIVOS:  Introduzir conceitos de computação gráfica, fornecendo conhecimento teórico para a criação de imagens sintéticas e também experiência prática no desenvolvimento de programas gráficos interativos.

PROGRAMA:  Fundamentos: histórico e aplicações, interfaces gráficas, dispositivos gráficos, e o pipeline gráfico. Padrões para representação de imagens e cores. Representação e construção de objetos geométricos. Geometrias, sistema de coordenadas e transformações geométricas. Recortes e janelas. Visibilidade, oclusão, buffer de profundidade. Raytracing. Mapeamento de texturas. Representação de curvas e superfícies. Representação de objetos tridimensionais. Animação.

PRÉ-REQUISITOS:  MAC0121.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Média ponderada de provas e exercícios.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

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DCC | IME-USP | 2013