MAC0326 Computação, Cibernética e Sistemas Cognitivos
OBJETIVOS: Introduzir os conceitos básicos sobre sistemas cognitivos sob o enfoque da cibernética e teoria de sistemas.
RESPONSÁVEL: Julio Stern.
PROGRAMA: Autopoiese, previsão e campos. Acoplamento e sistemas de ordem superior. Redes de comunicação e sistemas sociais. Diferenciação e de-diferenciação. Epistemologia e Ontologia: A abordagem construtivista. Autosoluções como objetivos cognitivos. Composibilidade, modularidade e re-usabilidade. Adaptação, reprodução e evolução. Aplicações à história e filosofia da ciência. Aplicações à análise de sistemas em empresas e organizações complexas. Aplicações à modelagem e re-engenharia de processos, desenho de interfaces e técnicas de projeto.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A disciplina será ministrada com aulas expositivas, aulas de discussão, e apresentação de seminários. Será exigida a leitura de uma quantidade razoável (10 páginas por dia) de textos, quase todo em inglês. O entendimento crítico deste material será avaliado por participação em classe, redações, e apresentação de seminários.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- P.S. Adler and T.A. Winograd Usability: Turning Technologies into Tools Oxford Univ. Press, 1992.
- T. Bakken and T. Hernes, Autopoietec Organization Theory, Copenhagen Business School, 2002.
- R. Boyd, P. Gasper, and J.D. Trout The Philosophy of Science, MIT Press, 2000.
- H. con Foerster, Understanding Understanding: Essays on Cybernetics and Cognition, Springer Verlag, 2003.
- W. Krohn, G. Küppers, and H.Nowotny, Selforganization. Portrait of a Scientific Revolution, Dordrecht: Kluwer, 1990.
- N. Luhmann, Ecological Communication, Chicago Univ. Press, 1989.
- N. Luhmann, Social Systems, Stanford Univ. Press, 1995.
- H.R. Maturama and F.J. Varela, Autopoiesis and Cognition. The Realization of the Living, Dordrecht: Reidel, 1980.
- J. Mingers, Self-Producing Systems: Implications and Applications of Autopoiesis NY: Plenum Press, 1995
- L.Segal, The Dream of Reality. Heintz von Foerster's Constructivism NY: Springer, 2001.
- F.J.Varela, Principles of Biological Autonomy, NY: North Holland, 1979.
- E. Wenger, R. Pea, J.S. Brown, and C. Heath, Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity, Cambridge Univ. Press, 1999.
- T. Winograd and F.Flores, Understanding Computers and Cognition: A New Foundation for Design NY: Addison-Wesley, 1987.
- M.Zelleny, Autopoiesis, Dissipative Structures, and Spontaneous Social Orders, Washington: AAAS, 1980.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]