MAC0242 Laboratório de Programação II
OBJETIVOS: Introduzir os conceitos fundamentais de encapsulamento, herança e polimorfismo em Orientação a Objetos (OO). Consolidar os conceitos básicos de OO através do uso prático, em um projeto de programação de médio porte, de arcabouços OO para a cosntrução de interfaces gráficas complexas. Finalmente, oferecer ao estudante, experiência com linguagens de processamento de texto e linguagens dinâmicas de script.
PROGRAMA: Conceitos de orientação a objetos: encapsulamento, herança e polimorfismo (por exemplo, em Java). Máquinas virtuais (por exemplo, JVM). Arcabouços orientados a objetos para construção de interfaces gráfica complexas (por exemplo, Swing, SWT e QT). Linguagens dinâmicas de script (por exemplo, Python ou Ruby). Cosntrução de um programa de médio porte usando linguagens dinâmicas e/ou arcabouços orientados a objetos.
PRÉ-REQUISITOS: MAC0121.
PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL: MAC0211.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 8 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Provas e projetos de programação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- B. Eckel, Thinking in Java, 3rd and 4th edition, Prentice Hall, 2004-2006.
- A. Martelli, Python in a Nutshell, 2nd edition, O'Reilly, 2006.
- D. Thomas, C. Fowler, and A. Hunt, Programming Ruby: The Pragmatic Programmers' Guide, 2nd edition, Pragmatic Bookshelf, 2004.
OBSERVAÇÃO: Disciplina obrigatória no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]