MAC0467  Empreendedorismo para Ciência da Computação

OBJETIVOS:  Apresentar os conceitos básicos relacionados ao empreendedorismo com foco em inovação tecnológica e empresas startup de software e internet. Incentivar o espírito empreendedor em alunos de Ciência da Computação e demais interessados em inovação tecnológica em torno de software. Ao fim da disciplina o aluno deve ser capaz de refletir sobre as possibilidades de criação de um negócio sustentável a partir de uma ideia tecnológica inovadora.

PROGRAMA:  Empreendedorismo em startups, pequenas e grandes empresas, governo e ONGs. Métodos ágeis de desenvolvimento de software e técnicas de programação para inovação tecnológica. Engenharia de startups: startup enxuta, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento de produtos. Uso de software livre por startups e startups de software livre. Ecossistema do empreendedorismo e o perfil empreendedor. Ambiente institucional e legal para empresas no Brasil. Modelos de negócio. Planos de negócio. Financiamento público e privado. Propriedade intelectual e patentes. Sustentabilidade e empreendedorismo social. O papel do empreendedorismo na sociedade e economia.

RESPONSÁVEL:  Afredo Goldman Vel Lejbman e Fabio Kon.

PRÉ-REQUISITO NO CURRÍCULO DO BCC:  MAC0110.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Média ponderada de provas, exercícios e seminários.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]


Oferecimentos recentes da disciplina:
DCC | IME-USP | 2013