02/04/2012

 

MAC0342  Laboratório de Programação eXtrema

OBJETIVOS:  Familiarizar o estudante com métodos ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos de alta qualidade.

RESPONSÁVEIS:  Alfredo Goldman Vel Lejbman, Fabio Kon e Marco Aurélio Gerosa

PROGRAMA:  Os métodos ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno, médio e grande porte. Neste curso, os estudantes utilizam o método de Programação eXtrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade e qualidade. Através dessa experiência prática no laboratório, se faz possível a aquisição de conhecimentos e a assimilação de práticas dos métodos ágeis que serão extremamente importantes para o estudante em sua futura carreira, seja ela acadêmica ou empresarial, como desenvolvedor de software de qualidade.

EMENTA:  - O Manifesto Ágil - As Práticas de XP - Testes Automatizados - Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o projeto de software pré-existente - Planejamento Ágil - Padronização de Estilo e Clareza de Código - Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software

PRÉ-REQUISITO:  MAC0242.

PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL RECOMENDADO:  MAC0441.

CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS:  4 horas, 4 créditos-trabalho.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:  Média ponderada de notas em presença, comprometimento ao método, empenho, auto-avaliação e qualidade do software desenvolvido.

NORMA DE RECUPERAÇÃO:  Alunos que ficarem com média final entre 3,0 e 4,9 ficarão de recuperação e será lhes passado um trabalho adicional de implementação de software que será avaliado pelo docente responsável no período da recuperação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

OBSERVAÇÃO:  Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.

 

[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb. Veja o vídeo de apresentação da disciplina no canal do BCC no YouTube]


Oferecimentos recentes da disciplina: 2004/2, 2003/2, 2002/2, 2001/2.
DCC | IME-USP | 2012