MAC0446 Princípios de Interação Homem-Computador
OBJETIVOS: Fornecer aos alunos conhecimento técnico e experiência prática com os aspectos fundamentais de projeto, implementação e avaliação de interfaces. Em particular, o conceito de bom projeto será introduzido através do projeto e desenvolvimento de sistemas com boa usabilidade, sendo também apresentadas técnicas contemporâneas para implementação de interfaces, bem como ferramentas de prototipação, sistemas baseados em janelas, e caixas de ferramentas.
PROGRAMA: Serão abordados princípios de projeto, implementação e avaliação de interfaces homem-computador. As aulas teóricas serão complementadas com o estudo de interfaces de sucesso e outras que fracassaram. Espera-se que o aluno contribua com as discussões apresentando suas próprias dificuldades com o uso de computadores. Os conhecimentos adquiridos serão explorados na prática através de exercícios. A disciplina também introduzirá novos conceitos de interfaces, que vão além das interfaces gráficas comuns aos computadores e aplicativos atuais.
RESPONSÁVEL: Carlos Hitoshi Morimoto.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de provas e exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- R. Baecker, J. Grudin, W. Buxton and S. Greenberg, Readings in Human Computer Interaction: Towards the Year 2000, 2nd ed., Morgan Kaufmann, CA, 1995.
- B. Schneiderman, Designing the User Interface, 3rd ed., Addison-Wesley, 1997.
- J. Preece, Y. Roger, H. Sharp, H.D. Benyon, Human Computer Interaction, Addison-Wesley, 1994.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]