MAC0413 Tópicos de Programação Orientada a Objetos
OBJETIVOS: Familiarizar o estudante com conceitos avançados da tecnologia de software orientada a objetos, incluindo linguagens, análise, arquiteturas, desenvolvimento, refinamento, padrões, aplicações e sistemas orientados a objetos.
PROGRAMA: Metodologias de desenvolvimento de software orientado a objetos. Arquitetura de software. Padrões de desenho de software orientado a objetos. Refatoramento: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software existente. Linguagens, sistemas e aplicações orientadas a objetos. Tecnologia de objetos.
RESPONSÁVEL: Fabio Kon.
PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL: MAC0441.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 8 horas; 4 créditos-aula e 2 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Provas e trabalhos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- K. Beck, eXtreme Programming Explained, Addison-Wesley, 2000.
- M. Fowler, Refactoring — Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- B.W. Kernighan, R. Pike, The Practice of Programmming, Addison-Wesley, 1998.
- C. Szyperski, Component Software: Beyond Object-Oriented Programming, Addison-Wesley, 1998.
- E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
- M. Fowler, Analysis Patterns: Reusable Object Models, Addison-Wesley, 2000.
- M. Shaw, D. Garlan, Software Architecture: Perspectives on an Emerging Discipline, Prentice Hall, 1996.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]