MAC0332 Engenharia de Software
OBJETIVOS: Compreensão das atividades que compõem o processo de desenvolvimento de software e seus propósitos. Estudo de aplicação de princípios de gerenciamento das atividades e seu impacto no andamento do projeto e no produto final.
PROGRAMA: Gerenciamento de projeto. Estimação de custos. Análise e especificação de requisitos. Especificações formais. Interface com o usuário. Modelagem de dados. Técnicas e modelagens para projeto e implementação: arquitetura de projeto, projeto estruturado, projeto orientado a objetos. Gerenciamento de versões e configurações. Verificação: testes, revisões e inspeções. Validação e certificação de qualidade. Manutenção. Documentação.
PRÉ-REQUISITOS: MAC0122.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Provas, trabalhos e exercícios-programa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- Roger S. Pressman, Engenharia de Software, 6a edição, Mcgraw-Hill, 2006.
- Iam Sommerville, Engenharia de Software, 8a edição, Pearson Education, 2007.
- Shari Lawrence Pfleeger, Engenharia de Software - Teoria e Prática, 2a edição, Prentice Hall , 2003.
- James F. Peters,Engenharia de Software - Teoria e Pratica, Campus, 2001.
- Paula Filho, Wilson de Padua, Engenharia de Software Fundamentos Métodos Padrões, 3a edição, LTC, 2009.
- Craig Larman, Utilizando Uml e Padroes, 3a edição, 2007.
- Martin Fowler, Uml Essencial, 3ª Ed, 2004.
OBSERVAÇÃO: Disciplina obrigatória no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]