MAC0342 Laboratório de Programação eXtrema
OBJETIVOS: Familiarizar o estudante com metodologias ágeis de desenvolvimento de software orientado a objetos.
RESPONSÁVEIS: Alfredo Goldman Vel Lejbman, Fabio Kon e Paulo José da Silva e Silva
PROGRAMA: O Manifesto Ágil. As Práticas de XP. Testes Automatizados. Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente. Planejamento Ágil. Padronização de Estilo. Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software.
PRÉ-REQUISITO: MAC0242.
PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL RECOMENDADO: MAC0441.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-trabalho.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de notas em presença, comprometimento ao método, empenho, auto-avaliação e qualidade do software desenvolvido.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- K. Beck, eXtreme Programming: Explained, Addison-Wesley, 2000.
- K. Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.
- A. Cockburn, Agile Software Development, Addison-Wesley Longman, 2002.
- M. Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
- E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
- B.W. Kernighan and R. Pike, The Practice of Programming, Addison-Wesley, 1998.
- P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]