MAC0421 Computação Gráfica
OBJETIVOS: Familiarizar o aluno com o estado da arte no processamento de imagens sintéticas tridimensionais.
PROGRAMA: Revisão dos conceitos de "renderização" de objetos poligonais. Modelos avançados de iluminação e sombreamento (shading). Extensão da pipeline tridimensional utilizando o mapeamento texturas e sombras. Estado da arte nos modelos globais de iluminação: ray tracing, radiosity e modelos híbridos. Teoria e prática de representações paramétricas. Interfaces gráficas avançadas de "renderização": linguagens de shading e RenderMan. Animação tridimensional.
PRÉ-REQUISITOS: MAC0122.
PRÉ-REQUISITO NÃO-OFICIAL: MAC0420.
CARGA HORÁRIA SEMANAL E NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 horas, 4 créditos-aula.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Média ponderada de provas e exercícios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- J.D. Foley, A. van Dam, Fiener, Hughes, Computer Graphics Principles and Practice, Editora?, 19??.
- Alan Watt, Fundamentals of Three-dimensional Computer Graphics, Editora?, 19??.
- Alan Watt, Mark Watt, Advanced Animation and Rendering Techniques — Theory and Practice, Editora?, 19??.
- Roy Hall, Illumination and Color in Computer Generated Imagery, Editora?, 19??.
- Michael F. Cohen, John R. Wallace, Radiosity and Realistic Image Synthesis, Editora?, 19??.
- Ste Upstill, The RenderMan Companion: a Programmer's Guide to Realistic Computer Graphics, Editora?, 19??.
- Atas das conferências SIGGRAPHIH, 1982 a 1995.
OBSERVAÇÃO: Disciplina optativa eletiva no currículo do BCC.
[Veja dados da disciplina no JúpiterWeb]