Especificação do trabalho de formatura - MAC499
A disciplina MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado
é disciplina obrigatória do currículo novo do BCC, com 16
créditos-trabalho. A disciplina tem como pré-requisitos duas disciplinas entre
MAC422 Sistemas Operacionais, MAC426 Bancos de
Dados,
MAC332 Engenharia de Software
MAC328 Algoritmos em Grafos . Não será permitido ao aluno fazer as disciplinas sem possuir os
pré-requisitos, nem mesmo cursá-los em paralelo.
O que é o trabalho de formatura
O trabalho de formatura consiste de uma monografia de no mínimo 5000 palavras
e no máximo
10000 palavras, contendo a experiência do aluno adquirida durante um estágio
supervisionado por um docente do Departamento ou durante uma iniciação
científica realizada na USP. A monografia deverá descrever de forma concisa
e clara as atividades relacionadas com Ciência da Computação realizadas, produtos desenvolvidos e concluir
descrevendo os objetivos alcançados com o trabalho.
O que o aluno deve fazer
O aluno matriculado em MAC499 deve procurar no início do semestre um professor
para ser seu supervisor. Candidatos naturais são o seu tutor ou mesmo o seu
orientador em alguma iniciação científica realizada. O aluno deve informar o
professor responsável pela disciplina (será divulgado durante a matrícula) até
o final de abril quem é o seu supervisor.
O aluno poderá escolher entre um dos seguintes modos de trabalho de
formatura:
- Estágio supervisionado
- Iniciação científica
Caso tenha escolhido realizar um estágio, deverá relatar ao seu supervisor as
atividades que desempenha no seu estágio e este o orientará no sentido de
garantir que o estágio se adeque ao esperado da disciplina.
Caso tenha escolhido fazer uma iniciação científica (ou mesmo utilizar uma
iniciação científica realizada durante o curso), o aluno deverá procurar seu
orientador para programar as atividades durante o ano.
No final do primeiro semestre o aluno deverá entregar uma proposta do trabalho
de formatura que será avaliado pelo seu supervisor e pelo professor responsável
pela disciplina. Esta proposta deverá conter os objetivos, atividades já
realizadas, cronograma para o segundo semestre e estrutura geral do
trabalho.
No final do ano o aluno entregará a monografia contendo
uma descrição detalhada das atividades realizadas, conforme
diretrizes específicas (delineadas na última seção deste
documento) para o modo
de trabalho
escolhido. A critério do professor responsável e do supervisor pode haver uma
apresentação pública dos trabalhos.
O aluno poderá ser aprovado, reprovado ou mesmo ficar de recuperação na
disciplina, tendo, neste caso, de entregar uma versão melhorada de sua
monografia, conforme sugestões do professor responsável e do seu supervisor
até data estipulada pelo professor responsável.
O que faz o supervisor
O supervisor exerce um papel importante na parte inicial
do trabalho.
Cabe ao supervisor verificar se as atividades planejadas pelo aluno estão de
acordo com os objetivos do trabalho de formatura. Os cenários
possíveis são:
- O aluno e o supervisor já trabalham juntos em uma
iniciação científica (em fase inicial ou avançada)
Neste caso o supervisor estará guiando o trabalho do
aluno nos moldes usuais dos programas
de iniciação científica, em geral com um acompanhamento
estreito das atividades do trabalho;
- O aluno quer aproveitar uma iniciação científica
já realizada sob orientação de outro pesquisador (por
exemplo, em outro departamento da USP).
Neste caso o
supervisor simplesmente avalia a proposta redigida
pelo aluno, de forma a auxiliar o aluno a
adequá-la ao esperado pela disciplina;
- O aluno opta por utilizar um estágio como base para
o trabalho de formatura.
Neste caso o supervisor tem como responsabilidade
decidir se as atividades realizadas no estágio,
conforme relatadas pelo aluno, se adequam
ao que se espera de um trabalho de formatura.
Em nenhum dos casos possíveis é de responsabilidade do supervisor
acompanhar o aluno de forma a garantir que este
cumpra o cronograma de atividades proposto.
No caso de ser um trabalho de formatura sobre uma iniciação científica
realizada sob sua supervisão, o supervisor preencherá um
questionário a respeito do desempenho do aluno. Se a
IC tiver sido realizada sob supervisão de outro professor, deverá ser
solicitado a ele preencher o mesmo.
O supervisor avaliará,
em conjunto com o professor responsável pela disciplina, a
monografia apresentada ao final do trabalho, atribuirão uma nota ao mesmo
acompanhada de um pequeno parecer que justifique a nota atribuída.
O que faz o professor responsável pela disciplina
A função do professor responsável é garantir a homogeneidade entre os diversos
trabalhos de formatura apresentados durante o semestre. Cabe a este definir as
datas de entrega da primeira versão da proposta (meados de junho), data de
entrega da monografia (meados de novembro) e data de entrega da recuperação
(início de fevereiro). Este também será responsável pelo preenchimento do
boletim de notas.
Diretrizes para a opção de iniciação científica
A monografia
deverá seguir os moldes dos relatórios apresentados às agências de fomento
(relatórios de atividades), como PIBIC/CNPq e FAPESP.
Usualmente, tais textos contêm os objetivos do trabalho, metodologia
empregada, trabalhos correlatos, tópicos/teorias/sistemas
estudados ou desenvolvidos, atividades realizadas, conclusão ou resultados
obtidos e bibliografia utilizada.
Diretrizes para a opção de estágio supervisionado
A monografia deverá descrever as atividades realizadas
durante o estágio, descrevendo os aspectos relacionados
às seguintes questões (quando aplicáveis):
- natureza da organização e da atividade;
- definição/especificação do problema ou sistema principal
do trabalho;
- forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de
responsabilidades;
- estimativa inicial de prazos e do andamento do projeto;
- métricas post-mortem do andamento do projeto;
- bibliografia utilizada ou básica para o área de atuação em
que se insere o estágio;
- participação em treinamento;
- desafios e frustrações encontrados;
- ferramentas e técnicas utilizadas;
- técnicas que tenham lhe parecido relevantes para o problema
em questão, mas que não tenham sido exploradas por falta de
tempo, recursos humanos ou apoio da organização;
- lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para
o estágio;
- interação com membros da equipe que tenham agido como
mentores do trabalho;
- diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas
tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na
empresa;
- forma de acompanhamento utilzada pelo gerente/administrador do projeto;
- observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos
no contexto prático de aplicações reais;
- se o aluno fosse continuar atuando na área em que
exerceu o estágio, que passos tomaria para aprimorar
os conhecimentos técnicos/metodológicos/comerciais/cientificos/etc
relevantes para esta atividade?
Além da monografia, o aluno deve solicitar ao seu chefe
imediato no estágio que preencha um questionário de
avaliação e envie para o professor responsável.
Last modified: Wed Jun 16 06:58:50 EST 2004